terça-feira, 30 de março de 2010

Desabafo do dia

Neste post aquiii eu falei um pouco sobre Paulo Coelho, porém não me expliquei.
Eu não componho o grande grupo das pessoas que não suportam Paulo Coelho, como a maior parte das pessoas que estudam comigo pertencem. Gosto de seus liros, tenho vááários alguns e entre eles, um que não dei muita atenção mas que gosto de pegar e folhear quando estou na biblioteca do serviço (este é um que eu não tenho) é o Maktub (COELHO, Paulo. Maktub. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.).

Maktub é um livro singular, recheado de ensinamentos que o autor aprendeu ao longo dos anos de convívio com seu mestre e relatos de pessoas que um dia conheceu. É uma junção das publicações feitas no jornal Folha de São Paulo entre 10 de junho de 1993 e 11 de junho de 1994 e tem 191 páginas.

Selecionei hoje o seguinte trecho:

"Um treinador de circo consegue manter um elefante aprisionado porque usa um truque muito simples: quando o animal ainda é criança, ele amara uma de suas patas num tronco muito forte. Por mais que tente, o elefantinho não consegue soltar-se. Aos poucos, vai acostumando com a idéia de que o tronco é mais poderoso que ele.
Quando adulto, e dono de uma força descomunal, basta colocar uma corda no pé do elefante e amarrá-la num graveto que ele nem tenta libertar-se - porque se lembra que já tentou muitas vezes, e não conseguiu. Assim como os elefantes, nossos pés estão amarrados em algo frágil. Mas como, desde criança, nos acostumamos com o poder daquele tronco, não ousamos fazer nada.
Sem saber que basta um simples gesto de coragem para descobrir toda nossa liberdade." (p. 68)

Agora, deixa eu explicar o porque eu não gosto gostando de Paulo Coelho.
Paulo Coelho é um dos poucos escritores brasileiros que teve a sorte de ter seus livros publicados em dezenas de países, mas ele escreve para estrangeiros. Sim, para estrangeiros. Até o seu blog é em inglês, e se os seus conterrâneos quiserem visualizá-lo, terão que ou manjar de inglês ou então traduzi-lo com a ferramenta do Google.
Tá, se fosse só isso, tudo bem. Maaaas, hei que surge o meu maior motivo de espanto: por que cargas d'água Paulo Coelho foi transformado em Imortal da Academia Brasileira de Letras? Ele escreve muito bem, sim, acredito, pois gosto de seus livros, mas, cara, desculpa, tem gente melhor que ele. Lima Barreto, por exemplo, foi um gênio da literatura, e a maioria das pessoas nunca leu nem sequer uma crônica dele, quiçá um livro!
Isso é que me deixa indignada, não o fato do Paulo Coelho escrever ou deixar de escrever algo, e sei que não é culpa dele o fato de Lima Barreto meio que cair em esquecimento, mas fico indignada do mesmo jeito.

1 comentários:

Beatriz Angelim disse...

Oi Bruna! Achei seu blog e estou amando! Vc pensa bastante como eu (com algumas diferenças, claro) mas é basicamente o mesmo!

Vi que vc colocou no seu orkut a foto do Wilde e eu comecei a ler "Dorian Gray" essa semana, maior coincidência (?)!!

Enfim, gostaria de comentar em vários de seus posts, mas vou começar com esse:
Eu sou uma das que odeiam Paulo Coelho. Mas deixa eu explicar: meu problema não é que ele é ruim, péssimo, nem nada disso. Ele até escreve direitinho. Só que é SÓ isso, ele escreve di-rei-ti-nho. Entende? E eu discordo absolutamente de ele ter sido transformado em um imortal, como vc! Há rumores de que essa cadeira foi comprada por ele, o que sinceramente, eu não duvidaria.

E eu acredito que o único motivo pelo qual a cadeira possa ter sido dada pra ele, é o fato de que ele é mundialmente famoso e hoje, quantidade de livros vendidos = reconhecimento. Um absurdo.
Outra coisa que me irrita em Paulo Coelho é que eu vejo nele a personificação do pseudo-intelectualismo. Tudo o que ele escreve é apenas uma compilação de várias idéias de diversos lugares e pessoas. Não há NADA de original ou notório no que ele escreve. Nada que nos faça realmente refletir.

Minha professora de Teoria Literária descreveu perfeitamente os livros dele: são literaturas vazias. Você lê e pronto, acabou. Você não sente o peso da obra, você não reflete dias sobre ela, você não tem que pesquisar muito pra entendê-la.

Mais uma coisa: passei a "odiá-lo" mais ainda depois que vi uma entrevista dele, onde ele dizia com muito ORGULHO, que escreveu sua maior "obra", O Alquimista, em apenas 15 DIAS. Que tipo de escritor ele é? Literatura fast-food? Goethe por exemplo levou nada mais que uma vida de estudos pra escrever Fausto.

Enfim, é por isso que carrego essa birra por ele. Pelo exagero à volta dele. Pelo endeusamento totalmente fora de própósito feito pela mídia e pelos pseudo-intelectuais leitores de best-sellers de livrarias.

Comentarei nos outros posts depois! Tenho muito a comentar haha. Meu blog é: http://beatrizangelim.blogspot.com
Aparece lá! Beijos

Postar um comentário